No início do século XV alguns artistas iniciaram as primeiras tentativas de representar a profundidade do espaço em uma superfície plana. O arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi (1377–1446) proporcionou este efeito ao criar um sistema denominado perspectiva linear, já conhecido na Antiguidade Clássica, porém esquecido durante a Idade Média.
Brunelleschi restabeleceu na prática o uso do conceito de ponto de fuga e a relação entre a distância e a redução no tamanho dos objetos. Observe:
FRANCESCA, Piero Della. Cidade Ideal. c. 1470. Painel, 60 cm x 200 cm. Galleria Nazionale delle Marche, Urbino (IT).
Agora, observe o esquema da imagem em perspectiva.
O Ponto de fuga direciona o olhar do espectador.
Esta pintura foi criada mediante uma rigorosa perspectiva central, que permite a visualização das edificações que se encontram em volta de uma praça central.
As obras que se utilizam da perspectiva permitem que o observador tenha a sensação da profundidade tridimensional dos objetos.
Observe também a relação tamanho/distância. O primeiro prédio à esquerda é bem maior que o último prédio também à esquerda. Esta técnica cria a profundidade que também contribui para a tridimensionalidade do espaço bidimensional.
Paul Klee representou a casa de uma amiga com formas planas e geométricas.
A obra abaixo é da pintora brasileira Tarsila do Amaral. Nela, está representada a organização de um espaço urbano.
AMARAL , Tarsila do. Morro da Favela. 1924. Óleo sobre tela, 64,5 cm x 76 cm. Coleção Hecilda e Sergio Fadel, Rio de Janeiro (RJ).
Perspectiva: técnica de representação criada para simular o espaço e elementos tridimensionais em superfícies planas.
Tridimensional: relativo a três dimensões: largura, altura e profundidade.
Bidimensional: que tem duas dimensões (altura e largura).
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By Sanderlei Silveira
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